terça-feira, 6 de agosto de 2013

Saia de armar - como fazer de forma simples e econômica!

Roupas vitorianas, vestidos lolita, amo muito tudo isso... para dar aquele efeito lindo, o visual pede uma saia de armar... Mas o que é isso?? Nada mais é do que uma saia com camadas de babados, ou uma anágua com armação de arame ou material semelhante, usada para dar volume em saias e vestidos.

Eu precisava de uma peça dessa para um evento, mas os preços na internet eram caríssimos. Como meu lema é “faça você mesmo”, coloquei mãos à obra!

Como fiz minha saia de armar:

utilizei 2 metros de filó, por ser mais duro, mas também pode ser feito com tule. Cortei uma tira de 30 cm de altura e 1,40 de comprimento para a primeira camada (na verdade esse era o comprimento dele mesmo), depois cortei uma tira de 15 cm de altura e com o dobro da metragem da anterior (uns 2,80) e para o franzido de baixo, cortei tiras de cerca de 34 cm e com seis vezes mais que a metragem da primeira camada. Claro que essas medidas podem ser alteradas para mais ou para menos, dependendo do gosto da pessoa e do tamanho da saia a ser armada! A minha eu exagerei um pouquinho, mas eu queria assim mesmo, mega armada.

é, sou exagerada mesmo!


A última camada (da barra) eu peguei e dobrei no meio, para ficar com um franzido duplo.

Cortei 3 partes de viés (um do tamanho da minha cintura, o outro do tamanho da largura da primeira camada e o terceiro da largura da segunda camada).

Fui pregando o filó no viés (eu comprei um de largura média, mas acho que quanto mais largo melhor para trabalhar) e fiz costurando á mão mesmo. Depois peguei o filó da segunda camada, costurei no viés sem franzir (desta vez na máquina de costura, mas pode ser feito à mão também) e repeti o processo até a camada superior, que por fim costurei franzindo no viés do tamanho da minha cintura. Como eu já estava com preguiça e ansiosa por minha saia de armar ficar pronta, eu colei um pedaço de velcro na ponta e a saia ficou aberta, achei melhor deixar assim. E também facilita na hora de vestir.



Mas quem quiser fazer com elástico, fica a critério de cada uma! A cola que utilizei chama-se “pegamil”, apesar de fedida ela cola pra valer e seca super-rápido.

O texto parece confuso... o ideal seria eu ter tirado fotos do processo, ou até mesmo fazer um desenho, mas na hora nem me lembrei disso.

Dá trabalho?? Sim, é trabalhoso, porém não é difícil de fazer, não precisa de molde, basta cortar tiras retas e ir franzindo, superfácil. Levei 2 dias para fazer, mas se a pessoa dispor de tempo e tranquilidade, dá pra fazer num dia só.

saia de baixo - até que ficou legal



Gastei cerca de 20,00 de material, incluindo o tecido para fazer uma saia de cetim – ou seja lá que tecido for, comprei 1 metro na cesta de retalhos da loja – feita pra ser o forro, já que o filó pinica horrores. Valeu a pena, visto que além de não ser fácil de encontrar esse tipo de vestimenta, é super caro pra comprar por aí.

objetivo alcançado!!

2 comentários: